Google Scholar   Citations: 83   |   h‑index: 4   |   i10‑index: 1  
Abstinência alcóolica do recém-nascido: características físicas e comportamentais
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Síndrome da Abstinência Neonatal
Recém-Nascido
Etanol
Enfermagem Neonatal
Transtornos induzidos por Álcool

Como Citar

1.
Alves Barreto Ribeiro R, Lopes de Meira EC, Rodrigues Lopes E, Godoy Duarte AG, Silva Cyrino CM. Abstinência alcóolica do recém-nascido: características físicas e comportamentais. Glob Clin Res [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];1(1):e10. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/17

Resumo

O objetivo desse estudo foi apontar quais as repercussões do consumo de álcool, pela gestante, no recém-nascido. Para isso, realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica nas bases de dados online SciELO, LILACS e Pubmed. As palavras chaves foram: “síndrome da abstinência neonatal”, “recém-nascido”, “etanol”, “enfermagem”, “neonatal abstinence syndrome”, “newborns”, “drug withdrawal”, “neonatal nursing”. Foram incluídos artigos completos nos idiomas português e inglês. Os estudos mostraram que a gestante expõe o feto a problemas físicos e sociais. Após o nascimento, há uma quebra de níveis circulantes do álcool no organismo do recém-nascido que pode levá-lo a Síndrome da Abstinência Neonatal causando sucção inadequada, hipertonia, tremores, crise convulsiva, choro intenso, irritabilidade, distúrbio do sono e possibilidade de morte súbita, além da dismorfia facial que inclui fissuras palpebrais curta, lábio superior fino, filtro liso, hipoplasia na maxila e nariz curto. Conclui-se que o diagnóstico da Síndrome da Abstinência neonatal é de difícil reconhecimento imediato devido a semelhança das características à outras doenças, o que acarreta erros de conduta no tratamento. Esse cenário fortalece a prática do enfermeiro destacando a importância da formação acadêmica específica, competências técnicas e socioemocionais para trabalhar com a temática.

https://doi.org/10.5935/2763-8847.20210010
PDF
PDF (English)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Global Clinical Research Journal