Google Scholar   Citations: 55   |   h‑index: 3   |   i10‑index: 1  
Os benefícios do aleitamento materno na primeira hora de vida
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Aleitamento Materno
Período Pós-Parto
Maternidades
Serviços de Saúde Materno-Infantil
Recém-Nascido

Como Citar

1.
Cristina Machado Prado Ramiro N, de Souza Pereira M, Silva de Souza R, Regina de Michelli Chaparin B, Vitória Aguiar Navarro B, Andrea Aver L. Os benefícios do aleitamento materno na primeira hora de vida. Glob Clin Res [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 25º de abril de 2024];1(1):e7. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/14

Resumo

Objetivou-se identificar na literatura científica a importância do aleitamento materno na primeira hora de vida do recém-nascido. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura, elaborada a partir da questão norteadora “Qual a importância do aleitamento materno na primeira hora de vida?”. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados LILACS, SciELO, Medline e BDENF, utilizando os descritores “Aleitamento materno”, “Período pós-parto”, “Maternidades”, “Serviços de saúde materno-infantil” e “Recém-nascido”. Utilizando os critérios de inclusão: artigos no idioma português, publicados com intervalo dos últimos cinco anos, disponíveis totalmente na integra através do acesso eletrônico. E os critérios de exclusão: dissertações, duplicações, que não respondiam à questão norteadora e artigos de revisão. O aleitamento materno na primeira hora de vida gera a redução do índice de mortalidade neonatal, proteção imunológica e promove condições para o desenvolvimento de sistemas do corpo do recém-nascido, além de produzir a ocitocina, reduzindo o risco de se desenvolver hemorragia e outras complicações maternas. Nota-se que o aleitamento materno na primeira hora de vida do recém-nascido oferece inúmeros benefícios maternos e principalmente ao neonato, promovendo melhoria na saúde global da criança.

https://doi.org/10.5935/2763-8847.20210007
PDF
PDF (English)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Global Clinical Research Journal