Google Scholar   Citations: 55   |   h‑index: 3   |   i10‑index: 1  
Aleitamento materno e a pandemia da COVID-19
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Aleitamento Materno
Coronavírus
Período Pós-Parto
Leite Humano
Lactação
Imunização Passiva

Como Citar

1.
de Siqueira Simão AL, de Oliveira Chouzende B, de Oliveira Rodrigues Duarte K, Gomes Rodrigues S, Andrea Aver L, Carneiro Saco M. Aleitamento materno e a pandemia da COVID-19. Glob Clin Res [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 26º de abril de 2024];1(1):e6. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/13

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender os impactos do SARS-CoV-2 na amamentação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados online LILACS, BDENF e MEDLINE. Os descritores utilizados na busca foram “Aleitamento materno” AND “Coronavírus” AND “Período pós-parto”. A busca abrangeu o período de janeiro de 2021. Foram selecionados estudos em português e inglês. Onze artigos atenderam aos critérios de elegibilidade e compuseram a leitura do resumo desta revisão. De acordo com os estudos, vários são os fatores que impactam a amamentação frente à SARS-CoV-2, podemos citar que a insegurança da lactante é o maior fator que impede a manutenção da amamentação e as incertezas que a cercam durante a pandemia. Conclui-se que a amamentação de mães com COVID-19 é segura, seguindo as medidas de controle de infecção adequadas para prevenir o contágio materno-infantil, e para diminuir o impacto do desmame precoce, devemos realizar atividades educativas no período pré-natal e realizar treinamentos com a equipe multiprofissional para estimular o aleitamento materno exclusivo tendo em vista seus benefícios.

https://doi.org/10.5935/2763-8847.20210006
PDF
PDF (English)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Global Clinical Research Journal