Google Scholar   Citations: 55   |   h‑index: 3   |   i10‑index: 1  
Letramento em saúde no pré-natal relacionado aos métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Letramento
Pré-Natal
Métodos não Farmacológicos
Parto

Como Citar

1.
Lima Bortoleto Pimenta F, Curbani Vieira Manola C, Bernardino Mendes de Melo E, dos Santos Oliveira A, Silva Machado P, Perasol Bedin L. Letramento em saúde no pré-natal relacionado aos métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto. Glob Clin Res [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 18º de abril de 2024];1(1):e3. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/7

Resumo

Objetivou-se conhecer e investigar o nível de letramento em saúde das gestantes, bem como descrever e discutir os métodos não farmacológicos no alívio da dor no trabalho de parto e o modo como ocorre a transmissão destas orientações por parte dos profissionais de saúde. Trata-se de um método qualitativo, com participação de 10 puérperas, no bairro da Grande Vitória no Espírito Santo, em setembro de 2020. Na entrevista foram abordadas questões de perfis sociodemográficos, letramento em metódos não farmacológicos no pré-natal e qual era a fonte destes conhecimentos relatados. Destes, majorietariamente obtiveram as informações a partir de amigos e os demais partiram de parentes, internet, caderneta da gestante e a minoria de enfermeiros e médicos. Para isso, os pilares dos métodos foram: banho de chuveiro, banho de imersão, massagem, exercícios sem ou com bola suíça, respiração e movimentos em gerais. Conclui-se que a educação em saúde no momento do pré-natal é um fator indispensável para a promoção do parto humanizado principalmente pela ocorrência na reprodução da violência obstétrica. Portanto, é papel do profissional de saúde promover a autonomia e o empoderamento da puérpera, fazendo com que esta tenha domínio do seu corpo.

https://doi.org/10.5935/2763-8847.20210003
PDF
PDF (English)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Global Clinical Research Journal