Google Scholar   Citations: 64   |   h‑index: 3   |   i10‑index: 1

Enfermagem

Como Citar

1.
Farias dos Santos PR, Barcellos Oliveira Koeppe G, dos Santos Pereira L, Carolino de Mattos F, Pradonoff Oliveira P, da Costa Nogueira Cerqueira L. Atuação do enfermeiro ao paciente dialítico com sobrecarga hídrica em Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão da literatura . Glob Clin Res [Internet]. 12º de abril de 2022 [citado 18º de maio de 2024];2(1):e21. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/30

Resumo

O presente estudo tem como objetivo caracterizar as evidências científicas disponíveis sobre a assistência de saúde frente ao paciente dialítico com sobrecarga hídrica em unidades de terapia intensiva e discutir a atuação do enfermeiro diante do paciente em sobrecarga hídrica. As principais afecções prevalentes na UTIS apontadas pelos estudos são: sepse ou choque séptico, doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, doenças pulmonares, vítimas de traumatismo, doenças hematológicas e hepáticas, patologias do sistema imunológico e insuficiência renal, seja ela aguda ou crônica. A assistência de enfermagem ao paciente dialítico é um grande desafio para os enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva, visto a necessidade de atenção contínua e intervenção precoce quanto às complicações associada à doença e ao tratamento, tendo a sobrecarga hídrica uma grande parcela de preocupação no que tange a manejo clínico desses pacientes.

PDF (English)