Google Scholar   Citations: 55   |   h‑index: 3   |   i10‑index: 1  
Dimensionamento de enfermagem na nefrologia
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Dimensionamento
Enfermagem
Hemodiálise
Gestão de Pessoas
Terapia Renal Substitutiva

Como Citar

1.
Silveira GC, Lopes A. Dimensionamento de enfermagem na nefrologia. Glob Clin Res [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 19º de abril de 2024];1(1):e5. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/12

Resumo

Objetivou-se comparar o dimensionamento de pessoal de enfermagem proposto por Raquel Rapone Gaidzinski, Fernanda Maria Tojeiro Fugulin e Valéria Castilho sobre “GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM” coordenado por Paulina Kurcgant com as diretrizes da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n.º 154, de 15 de junho de 2004. Trata de um estudo retrospectivo e descritivo do dimensionamento da equipe de enfermagem atuante no Serviço de Hemodiálise de um Hospital Universitário do Município de Campinas. A comparação entre os quadros de pessoal de enfermagem existente no Serviço de Hemodiálise do Hospital do Município de Campinas ao projetado, demonstrou carência de 9 enfermeiras, ausência de 4 auxiliares e excesso de 2 técnicos de enfermagem. A análise das variáveis intervenientes no processo de enfermagem apontou a necessidade de reorganização do processo de trabalho referente ao agrupamento de pacientes por complexidade sugerindo a aplicação, adaptação e validação de um instrumento na hemodiálise.

https://doi.org/10.5935/2763-8847.20210005
PDF
PDF (English)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Global Clinical Research Journal