Google Scholar   Citations: 55   |   h‑index: 3   |   i10‑index: 1  
A percepção da puérpera sobre os cuidados recebidos pela sua rede de apoio
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Período Pós-Parto
Assistência Integral à Saúde da Mulher
Apoio Social
Rede de Apoio
Cuidado

Como Citar

1.
Oliveira Gonzales Schwantes N, de Souza Rogério R, de Fátima Leite Lourenço L, Amante de Souza WG, Valcarenghi RV. A percepção da puérpera sobre os cuidados recebidos pela sua rede de apoio. Glob Clin Res [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 29º de março de 2024];1(1):e4. Disponível em: https://globalclinicalresearchj.com/index.php/globclinres/article/view/10

Resumo

Objetivou-se identificar a percepção da mulher sobre os cuidados recebidos pela sua rede de apoio durante o puerpério. Pesquisa exploratória de abordagem quantitativa realizada em Unidade Básica de Saúde no município de São José. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi constituída por 16 puérperas. Os dados foram coletados em outubro de 2020, por meio de um questionário estruturado do Google Formulários encaminhado via e-mail, sendo analisados por meio de estatística descritiva simples. A maioria das participantes teve grande aderência nas consultas pré-natais, onde muitas alegaram ter recebido orientações prévias às mudanças do ciclo gravídico-puerperal. Reconhece-se a rede de apoio desde o período de internação, onde o companheiro foi prevalência. A pesquisa possibilitou identificar que cada mulher tem percepção única baseada em sua vivência, assim como o companheiro geralmente é a base da rede de apoio, seguido dos pais. Identificou-se também que os cuidados recebidos dificilmente são ligados diretamente à mulher, mas que a mesma, muitas vezes, sente-se satisfeita com o auxílio. Nota-se também a importância do cuidado profissional e continuado durante esse período, sendo papel da equipe de saúde orientar as mulheres sobre as mudanças fisiológicas e emocionais, seus deveres e direitos.

https://doi.org/10.5935/2763-8847.20210004
PDF
PDF (English)
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Global Clinical Research Journal